Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Bem-Vindo à Página do Hospital de Guarnição de Alegrete

Cirurgia Oftalmológica - HGuA

No dia 30 setembro de 2023, no bloco cirúrgico do Hospital de Guarnição de Alegrete (HGuA), foram realizadas as cirurgias de cataratas e pterígio pelo oftalmologista, Dr Gustavo Rosa, médico credenciado pelo FuSEx.
Este é o terceiro procedimento oftomológico realizado no HGuA no corrente ano, os anteriores ocorreram nos dias  27 de maio e 29 de julho. A programação é realizar os procedimentos mensalmente no ano de 2023.
A ocorrência das cirurgias oftalmológicas no HGuA, gera redução de custos, maior agilidade no tratamento e mais conforto para o paciente, na maioria, idosos, que agora, não precisará se deslocar para outras cidades

No dia 24 de abril de 2024, o Hospital de Guarnição de Alegrete (HGuA), recebeu a Inspeção do Senhor General de Divisão Anysio Luiz Crespo Alves Negrão, Comandante da 3ª Região Militar (3ª RM), com a finalidade de verificar o cumprimento das diretrizes do Comandante da 3ª RM, avaliar o desenvolvimento das atividades relacionadas a 3ª RM e possíveis oportunidades de melhoria.
O Senhor General de Divisão Negrão, e comitiva foram recepcionados pela Ten Cel Med Rosimeire Paiva Barbosa Lins, Diretora do HGuA,  e na sequência das atividades o Cmt da 3ª RM Presidiu a Formatura do Contingente do HGuA, recebeu a apresentação dos Oficiais , assistiu a uma palestra apresentada pela Ten Cel Rosimeire onde foram apresentados os aspectos sobre Gestão Hospitalar, os trabalhos desenvolvidos pelo HGuA e as necessidades da Organização Militar. Foram inspecionadas diversas áreas do Hospital, tais como: Odontologia, Radiologia, Informática, Fisioterapia, Almoxarifado, Garagem, Bloco Cirúrgico, Laboratório, Pronto atendimento, Pavilhão Administrativo e as obras em curso no hospital. Finalizando a Inspeção Comandante da 3ª RM reuniu se  com os inspecionadores e a Diretora do  HGuA , para apresentação dos resultados e das despedidas dos integrantes da Organização militar de Saude.
Show

VISITA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA:

No dia 20 de junho de 2022 uma comitiva da  3ª Região Militar (3ª RM) realizou Visita de Orientação Técnica (VOT) no Hospital de Guarnição de Alegrete, conforme o Plano de Fiscalização e Vistorias da 3ª Região Militar e Norma Técnica sobre Auditorias no âmbito do Exército.
 Na oportunidade, a comitiva do Escalão de Saúde da 3ª RM cumpriu atividades de verificação as diversas seções do HGUA, levantou as necessidades e orientou os trabalhos da Organização Militar de Saúde.

Dia Mundial do Doador de Sangue - 14 de junho de 2022
campanha de doação de sangue


No dia 20 de junho, militares do Hospital de Guarnição de Alegrete (HguA)  realizaram a doação de sangue voluntária no Hemocentro Regional de Alegrete.
Essa atividade faz parte da campanha de doação de sangue “Ajudar está no nosso sangue”, instituída pelo Exército Brasileiro e tem como finalidade realizar o exercício da cidadania, a demonstração do ato de solidariedade ao próximo e aumentar o estoque de sangue do hemocentro.

Atendimento médico, exames e fisioterapia no HGuA!
 
Dia Mundial da Segurança dos Alimentos!

  O Dia Mundial da Segurança dos Alimentos (DMIA) celebrado todo dia 7 de junho, este ano chega à sua quarta edição, ganhando cada vez mais relevância em todo o mundo. Seu principal objetivo é chamar a atenção e inspirar ações para ajudar a prevenir, detectar e gerenciar riscos de origem alimentar, contribuindo para a segurança dos alimentos, saúde humana, prosperidade econômica, agricultura, acesso a mercados, turismo e desenvolvimento sustentável.
      O tema deste ano é “Alimentação Segura, Melhor Saúde”. O acesso a alimentos seguros é essencial para a saúde e o bem-estar das pessoas, dos animais e do meio ambiente. Somente quando os alimentos são seguros podemos aproveitar ao máximo seu valor nutricional e os benefícios mentais e sociais de compartilhar uma refeição segura.
Todos nós temos um papel a desempenhar, do campo à mesa, para garantir que os alimentos que comemos sejam seguros e não prejudiquem nossa saúde. A alimentação segura é essencial para promover a saúde do consumidor e acabar com a fome, dois dos 17 principais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
     “Segurança dos alimentos, assunto de todos” é o lema do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos e exorta a que todos desempenhem um papel na manutenção da segurança dos alimentos em toda a cadeia de abastecimento, do campo à mesa. A Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução em dezembro de 2018 proclamando o Dia Mundial da Segurança dos Alimentos. A partir de 2018, todo 7 de junho será um momento para celebrar os benefícios de uma alimentação segura.

5 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

O meio ambiente está fortemente ligado às missões e atividades do Exército Brasileiro. O terreno sempre foi considerado um dos fatores preponderantes da decisão no planejamento das operações militares. Os exercícios e as manobras realizadas para o adestramento da tropa procuram simular a guerra, o mais próxima possível de uma situação real. Para tanto, os campos de instrução são preservados para oferecer o cenário adequado para cada situação que o combatente poderá defrontar-se no campo de batalha. Hoje, esses campos de instrução formam verdadeiras ilhas de coberturas vegetais preservadas nas diversas regiões do País. Cooperando com os órgãos que cuidam da preservação ambiental, o Exército tem feito acordos e convênios com o IBAMA e diversos outros órgãos para o fornecimento de apoio logístico nas atividades de fiscalização ambiental. Organizações militares, em conjunto com as comunidades que as acolhem, realizam trabalhos de limpeza, recuperação de áreas verdes e plantio de árvores, dentre outras atividades dessa natureza. 
 

27 de Maio: Dia do Serviço de Saúde do Exército

.


O Exército Brasileiro comemora, em 27 de maio, o Dia do Serviço de Saúde, reverenciando a memória do seu patrono, General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, que nasceu na atual cidade de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, no ano de 1836.

Dia da Infantaría

    No dia 24 de maio, data natalícia do Brigadeiro Antônio Sampaio, o Exército Brasileiro celebra o Dia da Arma de Infantaria, a “Rainha da Armas”, em justa homenagem a um grande herói nacional. Antônio de Sampaio nasceu no ano de 1810, na povoação de Tamboril, vale do rio Acaraú, na então província do Ceará, sendo criado e educado pelos pais no ambiente simples dos sertões. Desde tenra idade, revelou interesse pela carreira militar, galgando postos graças a inúmeras demonstrações de bravura, tenacidade e inteligência.Infantes de Sampaio! Que os exemplos evidenciados por seu insigne patrono nos campos de batalha, marcados por coragem, disciplina, espírito de corpo, integridade, patriotismo e fé na missão do Exército, permaneçam vivos em seus corações, perpetuando as tradições, os valores e o espírito imortal do Brigadeiro Sampaio.

Salve o Brigadeiro Sampaio! Salve a Infantaria do Exército Brasileiro!!!

17 de Maio - Dia Mundial da Hipertensão

 

17 de Maio - Dia Mundial da Hipertensão:
     As Doenças Cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte nas Américas, e a Hipertensão Arterial (HA) é responsável por mais de 50% das DCV. Infelizmente, mais de um quarto das mulheres adultas e quatro em cada dez homens adultos têm hipertensão no continente americano, e tanto o diagnóstico, quanto o tratamento e o controle tem sido ineficazes. Apenas alguns países apresentam uma taxa de controle da hipertensão populacional superior a 50%. Com o objetivo de reduzir o índice das DCV, a OPAS criou a Iniciativa HEARTS nas Américas que vem sendo implementada em quase 1.400 unidades de saúde e 22 países em toda a Região das Américas. Meça sua pressão arterial com precisão, controle-a, viva mais.

12 de maio: Dia Internacional da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro

 

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. A profissão tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. O processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando à assistência ao ser humano e deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem

Fim do conteúdo da página